Menu

Se alguém te perguntasse sobre como você sana as suas dúvidas cotidianas e pesquisa sobre algum produto, há grandes chances da sua resposta ser “procurando no Google”. Esse dado nos fornece 2 outras grandes informações. A primeira é que o consumidor, de um modo geral, envolve a internet em seu processo de compra. E a segunda é que o Google é a ferramenta mais utilizada para buscas e consultas. Para quem busca vender mais, se atentar a isso é especialmente importante.

 

Dessa maneira, fica fácil chegar à conclusão de que o futuro das estratégias de marketing está na internet. Se você já teve curiosidade de saber mais a respeito, provavelmente já deve ter se deparado com os termos “Google Adwords” e “Google Shopping”. Mas você sabe como os recursos de cada um desses mecanismos podem ajudar a sua empresa a vender mais? Confira:

 

Como funciona Google Adwords?

Em uma resposta rápida, poderíamos resumir o Google Adwords como a ferramenta que lida com os links patrocinados e outros anúncios do Google. Dessa maneira, parece um artefato simplista demais para tudo o que a plataforma é capaz de fazer.

 

No Google Adwords, você pode construir e gerenciar anúncios, além de consultar palavras-chave e outros dados de análise. Os anúncios não são apenas aqueles primeiros que aparecem na busca quando você digita algo no buscador. Você também pode anunciar a sua empresa em banners de sites do próprio Google, como Gmail e YouTube, por exemplo.

 

É possível também anunciar em sites dos mais variados segmentos. Assim, você ajusta a estratégia de acordo com o público que deseja atingir. São os chamados sites parceiros do Google, que se relacionam com nichos específicos (moda, casa, empreendedorismo, entretenimento, etc) e, assim, abrem espaços para publicidade. A grande vantagem disso é que trata-se de um espaço que já reúne pessoas que compartilham um interesse específico. Assim, há mais chances de alguém interessar por um produto ou serviço relacionado à área.

 

Precisa de um exemplo? Considere uma pessoa que busca por dicas de decoração para a sala. Ao encontrar uma matéria sobre isso, em um grande portal de arte, decoração e arquitetura, ao lado da notícia está um banner de estofados em promoção. Há muito mais chances de essa pessoa se interessar por isso e clicar no anúncio do que se o anúncio estivesse em um portal automotivo, por exemplo.

 

Como funciona o Google Shopping?

Atualmente, o Google Shopping está integrado ao Adwords e trata-se, basicamente, daquele display de produtos, acompanhados de preço, que você encontra quando procura por algum produto em específico. Ali, as marcas anunciam para ter seus produtos expostos nesse espaço que é tão valioso. Mas por que é tão valioso?

 

Durante a jornada de compra de um cliente, há etapas específicas que marcam desde a descoberta do cliente sobre a necessidade de um produto ou serviço até a decisão de compra. Você concorda que uma pessoa que busca por “hotéis no centro de Gramado” já sabe muito bem o que quer? Dessa maneira, ela já avançou a maioria das etapas dessa jornada e, assim, está mais perto de realizar a compra. É por isso que o Google Shopping é especialmente interessante! Quem tem contato com os seus produtos por ali está bem mais perto de concretizar a compra. Assim, fica mais fácil vender mais.

 

Por que é importante uma boa gestão de anúncio nessas plataformas?

Deixar seus anúncios nas mãos de quem sabe o que está fazendo te dá a garantia de que o seu orçamento está sendo usado para render o máximo possível. Uma agência de marketing saberá, de acordo com o seu nicho e orçamento, quais são as melhores opções dentro de cada uma dessas plataformas.

 

No caso do Google Adwords, os anúncios da rede de pesquisa custam de acordo com a quantidade de cliques que ele recebe. Além disso, são acionados com base na busca por determinadas palavras-chave. Considerando tudo isso, imagine a quantidade de dinheiro jogado fora se a escolha da sua palavra-chave não for planejada estrategicamente.

 

Ficou interessado nesse tipo de anúncio? Confira detalhadamente como é o planejamento de anúncios da Integra.MD para a sua empresa vender mais!