Menu

Se há alguns anos era prática comum (e eficiente) anunciar sua empresa, hoje ainda podemos dizer que não é diferente. Porém, é somente a prática que permanece, já que os formatos, as mídias e até mesmo as estratégias de anúncio mudaram (e muito!).

 

Hoje em dia, com o desenvolvimento da internet e a mudança de comportamento do consumidor, que deixou de ser 100% offline para dar espaço ao mundo online, o palco para grande partes dos anúncios é o Google. Anunciar online é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço — e resultados — dentro do marketing digital.

 

A Integra.MD é uma agência digital especializada em oferecer soluções e estratégias de marketing digital. Entre os diversos serviços que a agência oferece, está o planejamento de anúncios online.

 

Mas, se você não sabe exatamente como funciona o planejamento da estratégia que vai te fazer aparecer nas buscas do Google, o post de hoje é exatamente sobre isso! Acompanhe.

 

 

1) Pesquisa e definição de personas

A base para qualquer estratégia eficiente é estudar e definir o público-alvo da sua empresa. Essa etapa é extremamente importante pois são definidas as características de quem deve ser alcançado pela estratégia. Assim, essas informações servirão de base para ajustar a comunicação, a estratégia e também os objetivos. Saber com quem você está falando faz toda a diferença!

 

Para isso, são levantadas informações sobre o perfil de cliente que costuma realizar compras na empresa e tudo isso é alinhado com o objetivo que você tem para o seu negócio.

 

2) Word Mapping

Com todas essas informações em mãos, o próximo passo é começar o mapeamento e o planejamento das palavras que levarão clientes até o seu site. São avaliadas possíveis palavras que se relacionam com o nicho de atuação do seu negócio, considerando a relação de concorrência pela palavra-chave e o custo por clique.

 

Se a sua empresa já trabalhou antes com palavras-chave no Google Adwords, nosso papel será analisar a estratégia anterior, observar o que deu certo e o que não deu, e propor melhorias e maneiras de otimizar a estratégia.

 

3) Construção dos anúncios online

Depois de planejar e escolher as palavras-chave que serão destaque nos anúncios, é hora de construí-los! Um dos maiores cuidados com o anúncio é o texto, que será um dos motes do seu anúncio. Para isso, são levadas em consideração algumas premissas para um alcance certeiro e, assim, eficiente.

 

Reciprocidade

A estratégia de atração do seu anúncio vai depender do objetivo que você tem para ele. Por exemplo: você pode querer que os clientes conheçam a sua empresa, seu produto ou seu serviço e, nesse caso, um anúncio envolvendo frases como “ganhe um bônus na primeira compra” e “solicite um orçamento grátis” podem ser boas maneiras de chamar a atenção.

 

Escassez

A verdade é que pessoas se interessam por aquilo que envolve exclusividade e escassez. Por isso, despertar o senso de urgência no seu público é uma das maneiras de chamar a atenção. Chamadas como “orçamento grátis para as primeiras X pessoas” e “desconto na primeira compra somente até hoje!” costumam se destacar entre as demais.

 

Autoridade

Outra verdade sobre o comportamento do consumidor é que o cenário muda quando o cliente se depara com uma prova de confiança. Focar em chamadas que tragam informações como “há x anos no mercado” ou “x mil produtos vendidos” ajudarão a nutrir a confiança entre o público e o seu produto ou serviço.

 

Aprovação social

O sentimento de pertencimento e de necessidade de pertencimento também faz parte do comportamento do consumidor. Assim, chamadas como “faça como x clientes que já compraram” despertará no público o sentimento, ao mesmo tempo, de credibilidade e de necessidade.

 

4) Mensuração, análise e ajustes

Depois que o anúncio já estiver rodando, é hora de acompanhar os resultados. Semanalmente ou mensalmente, os números de cliques, de conversões e de vendas são analisados minuciosamente a fim de observar a performance tanto da palavra-chave escolhida quando do anúncio como um todo. Nesse momento, se alguma coisa fugir do previsto ou não atingir as expectativas, a estratégia é reformulada e colocada em funcionamento. Todos dados são repassados e as análises, decisões e planejamentos são feitos no conjunto agência-e-empresa.

 

Agora que você já conhece um pouco do trabalho que a gente desenvolve aqui na agência, que tal entrar em contato e agendar uma reunião? Via Skype ou pessoalmente, a conversa promete ser bastante produtiva!