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O que é?

Em termos técnicos, SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Em termos práticos, significa sair na frente de seus concorrentes nos sites de buscas, como o Google, por exemplo. O sucesso de sua empresa na Internet, hoje em dia, depende da posição em que ela aparece nos buscadores. Simplesmente ter um site não basta. Ele precisa ser encontrado.

Se você fosse abrir uma loja comercial, a colocaria num lugar afastado e escondido na cidade, ou em uma rua bem movimentada e de fácil acesso? Investir em SEO significa colocar o seu site na rua mais movimentada e de fácil acesso na internet - o Google.

Otimizar o seu site envolve investir em conteúdo original e útil ao seu público de interesse. Para estar entre as melhores posições nos sites de busca, também é preciso tornar o seu site amigável a esses mecanismos, bem como atrair links de outros sites apontando para o seu. É para isso que as práticas de SEO e o uso de palavras-chave atrativas servem.

Nos tempos atuais, SEO vai além de apenas posicionar um site entre os primeiros resultados de busca. O objetivo ao se gerar tráfego a um site é que haja algum tipo de conversão - que pode ser uma venda, um cadastro, um pedido de orçamento, etc. O trabalho de SEO envolve também otimizar para que o máximo de conversões sejam obtidas, gerando assim o máximo de resultados reais.

SEO não é mágica. Envolve um trabalho especializado contínuo, junto de monitoramento. Os resultados não são imediatos, levando aproximadamente 6 meses para surgir, dependendo da concorrência de seu mercado. Mas quando os resultados são alcançados, percebe-se um retorno acima do esperado. De fato, SEO é comprovadamente uma das melhores áreas do marketing para se investir em busca de resultados.

1º lugar no Google obtém 33% do tráfego de pesquisa

Chitika Insights

Por que fazer?

Veja aqui alguns dos motivos pelos quais é importante que sua empresa pratique SEO.

  • Visibilidade: Aumente o número de visitas ao seu site e, consequentemente, o número de clientes.
  • Credibilidade: Estar sempre nas primeiras posições é sinônimo de credibilidade aos clientes e autoridade no seu segmento.
  • Direcionamento: O seu conteúdo será focado em atrair pessoas que realmente se interessam por sua empresa, o que faz com que seus visitantes sejam fidelizados.
  • Mais vendas: Quanto mais potenciais clientes acessam o seu site, mais oportunidades de negócio são garantidas.

Leads (contatos) vindos de SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, enquanto leads vindos de marketing tradicional (como mala direta e anúncios impressos) têm uma taxa de fechamento de apenas 1,7%

Search Engine Journal

Como podemos ajudar?

Pesquisamos as palavras-chave mais utilizadas pelo seu público-alvo ao fazer pesquisas nos sites de busca, como o Google. Com isso, podemos saber com detalhes qual conteúdo produzir e quais técnicas utilizar para que seu negócio esteja bem rankeado e seja, cada vez mais, encontrado por clientes em potencial.

Para garantir os melhores resultados no menor tempo, trabalhamos com uma metodologia estruturada de SEO composta pelas seguintes 8 etapas:

1) Planejamento: Iniciamos o projeto com um briefing completo junto à empresa, mapeamos o estado atual, analisamos o público-alvo, pesquisamos palavras-chave relacionadas ao negócio, analisamos a concorrência, definimos indicadores de desempenho para acompanharem o progresso, dentre outras ações.

2) Setup: Nessa etapa preparamos o terreno para a implementação efetiva das técnicas de SEO. Instalamos e configuramos ferramentas de acompanhamento e análise, criamos e submetemos o arquivo sitemap.xml nas ferramentas necessárias, criamos o arquivo robots.txt, dentre outras ações.

3) SEO On Page: As técnicas que melhoram aspectos internos do site são alvo dessa etapa. Verificamos a necessidade de redirecionamentos, melhoramos URLs, Meta Titles, Meta Descriptions, Heading Tags, consertamos links quebrados, implementamos breadcrumbs, criamos e personalizamos a página de erro 404, melhoramos a usabilidade do site, otimizamos imagens, melhoramos a linkagem interna, dentre outras ações.

4) SEO Off Page: Nessa etapa trabalhamos aspectos externos ao site. Procuramos obter links externos em quantidade e principalmente com qualidade, trabalhamos a otimização de mídias sociais, dentre outras ações.

5) Conteúdo: Nesse momento criamos um calendário com todos os conteúdos necessários de serem criados junto de prioridades, nos preocupamos em criar conteúdos pensados em palavras-chave com bom volume de busca para as quais ainda não temos conteúdos específicos, criamos conteúdos diferenciados com o objetivo de atrair links, pensamos em conteúdos para diferentes perfis de públicos, melhoramos a aparência dos conteúdos, pensamos em conteúdos visuais, promovemos o conteúdo, melhoramos a estratégia com base em análises, dentre outras ações.

6) SERP Domination: Essa técnica envolve dominar a primeira página de resultados do Google com vários resultados da mesma empresa. Fazemos isso em duas ocasiões. Primeiro, procuramos dominar os resultados quando é feita a busca pela marca da empresa. Isso evita que sites indesejados apareçam nessas buscas, como páginas com reclamações, etc. Segundo, sempre que possível procuramos aparecer em várias posições da primeira página para palavras-chave altamente relevantes e com concorrentes de baixa qualidade.

7) Otimização de Conversão: O trabalho de SEO não deve se limitar a aumentar o tráfego de um site por melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca para palavras-chave relevantes. Deve abranger todo o processo de conversões vindas da busca orgânica, desde a busca no Google (ou outro mecanismo de busca) até a conversão em seu site (um pedido de orçamento, uma compra, um download de material, etc.). O foco é aumentar a quantidade de conversões, mesmo sem aumentar o tráfego. Por exemplo, se a cada 100 visitantes você consegue 1 venda ou pedido de orçamento, sua taxa de conversão é de 1%. Realizaremos testes e experimentos frequentes para aumentar essa taxa, ou seja, aumentar os resultados que realmente importam para sua empresa.

8) Mensurações e Análises: Todas as ações de SEO são monitoradas e relatórios são gerados mensalmente para demonstrar os avanços obtidos nos indicadores de desempenho definidos no início do projeto. Com isso, nossos clientes estão sempre bem informadas sobre as ações realizadas a cada mês e os resultados que vêm sendo obtidos. Esses relatórios também ajudam nosso time a otimizar o trabalho de modo a aumentar ainda mais os resultados.

60% de todos os cliques orgânicos vão para os 3 primeiros resultados orgânicos

Business2Community

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Veja como o seu negócio pode ser encontrado pelo seu público de interesse por meio das técnicas de SEO.