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Marketing Digital, Sites

Por Que Só Ter Um Site Não Trará Resultados?

Hoje em dia, a presença na internet tem sido peça importante no sucesso de muitos tipos de negócio. Se há um tempo as pessoas costumavam pesquisar por informações na lista telefônica, por exemplo, hoje são os motores de busca que fazem esse papel — trazendo muito mais informações, inclusive.

 

Antes, ter um site era como ter um cartão de visitas moderno. Hoje a questão vai muito além: seu site pode servir, inclusive, para uma série de estratégias de marketing. Mas é preciso atenção: não caia na promessa de que apenas ter um site vai fazer milagres pelo seu negócio. Para entender melhor por que isso não vai acontecer, primeiro é preciso estar por dentro da importância de se ter um site.

 

Por que é importante ter um site?

Como já dissemos, ter um site vai além de ter seu próprio endereço no mundo online. Tendo um espaço na internet, você poderá se comunicar muito mais efetivamente com o seu público. O ponto-chave é encarar um site como um suporte para diversas estratégias de marketing digital.

 

Conteúdo

Com um site próprio, a sua empresa pode produzir conteúdo relevante e útil aos clientes. Com esse material, não só é possível conduzir um potencial cliente por todo o processo da jornada de compra — da descoberta de um problema até a efetivação da compra —, como também é possível educar o público consumidor, seja sobre o seu nicho de atuação ou mesmo sobre o seu produto.

 

Anúncios online

Você já deve ter ouvido falar que a nova era da propaganda consiste, em grande parte, de anúncios na internet. Nos mais diversos formatos, o mecanismo por trás desses anúncios é, basicamente, levar o usuário a um endereço por meio de um clique. Mas para onde uma empresa enviará esse público se sequer tem um site no ar?

 

E-mail marketing

Com um site ou uma landing page no ar, você pode fazer uso de formulários para coletar dados de potenciais clientes e usá-los em estratégias de e-mail marketing, por exemplo. Mas como fazer isso? Geralmente, esse tipo de estratégia envolve oferecer ao usuário algo em troca de suas informações; informações essas que podem ser nome, e-mail, ramo de atuação, etc. Há diversas ofertas para oferecer ao seu público, dependendo do seu tipo de negócio. Você pode oferecer o download de um material que seja de interesse daquele público ou um orçamento gratuito do seu serviço, por exemplo.

 

Essas são só algumas funcionalidades que você pode aplicar a um site próprio da sua empresa. Mas, então, porque só ter um site não trará resultados?

 

Por que só ter um site não trará resultados?

Os dados informam que, até o ano de 2015, a Internet Live Stats contabilizou 936.444.500 websites habitando a internet. São quase 1 bilhão de endereços disponíveis! Diante deste cenário, ter um site somente por ter é apenas ajudar a inflar esse número.

O número de empresas que possuem sites no ar e sequer realizam qualquer tipo de atualização é imenso. Assim, não há somente um desperdício de oportunidades, como também uma atitude que não deve gerar retorno prático algum.

 

Em uma analogia simples, um site sem uma estratégia é como um cartão de visitas em uma caixa com outros quase 1 bilhão de cartões. Assim como quase tudo na vida, ter um site sem uma estratégia para destacá-lo dos demais e atrair as pessoas certas, torna praticamente impossível que o seu endereço seja o escolhido entre tantas opções.

 

Agora que você já entendeu um pouco mais da importância que uma boa estratégia tem, que tal saber sobre as oportunidades que você está perdendo por não coletar dados dos seus clientes? Temos também um post sobre os 4 tipos de landing page para converter!