Entra ano, sai ano e você ainda está tentando entender onde foi que errou no marketing digital da sua empresa? Bom, você pode estar cometendo alguns erros bobos e simples, mas não se desespere, temos uma boa notícia: você não está sozinho. O número de empresas que ainda estão dando tiros no escuro é enorme. Dê uma olhada aqui nos dez erros mais comuns:
1) Estar em todas as redes sociais
Entenda que marcar presença na Internet, definitivamente, não é a mesma coisa que ter um perfil institucional em todas as redes sociais possíveis (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, etc.). Cada segmento de negócio possui um público diferente e é exatamente nisso que você deve pensar: onde está o seu público de interesse? Esteja apenas onde você pode encontrá-lo.
2) Não conhecer suas personas
Quando dizemos personas, nos referimos às representações criadas que para o público-alvo da sua empresa. Pesquise e determine quais são as características marcantes das pessoas que você quer atingir. Idade, gênero, faixa etária, profissão, hobbies, etc. são algumas das características a serem abordadas.
3) Criar apenas conteúdo institucional
Os seus seguidores esperam muito mais do que apenas conteúdo relacionado à sua empresa. O ideal é que esse tipo de conteúdo ocupe, no máximo, 10% de todas as suas publicações.
4) Criar conteúdo irrelevante
De nada adianta criar centenas de conteúdos, sem que esses sejam relevantes ao seu público. Eles te seguem na Internet e esperam que você apresente soluções para os problemas deles, por exemplo. Traga conteúdo relacionado ao seu negócio, mas com dicas, curiosidades, informações, etc.
5) Não se preocupar com palavras-chave
Você cria ótimos conteúdos, mas percebe que esses não estão sendo encontrados e lidos. O erro mais provável pode ser não se preocupar com as palavras-chave corretas. É importante que, baseado em muita pesquisa, você determine quais palavras-chave relacionadas ao seu negócio farão com que você seja encontrado pelo público de interesse.
6) Não promover o conteúdo produzido
Outro erro bastante comum é não promover o conteúdo produzido. Infelizmente, em meio a tantas informações na Internet, seu conteúdo pode ser dificilmente encontrado. Uma solução para contornar essa situação é promover o seu conteúdo, segmentando-o conforme o público-alvo.
7) Falta de periodicidade
Não basta criar conteúdo e estar presente na Internet. Criar uma periodicidade na publicação do seu conteúdo fará com que você conquiste a confiança do seu público e, assim, tenha a chance de fidelizá-lo.
8) Não conversar com o público
Um dos erros fatais que as empresas cometem é estarem presentes na Internet, mas não manterem contato direto com seus seguidores. A grande vantagem do meio digital é justamente essa: a possibilidade de diálogo. O seu público espera que você converse com ele.
9) Ter um site não navegável
Não é nada efetivo gerar tráfego para o seu site através das redes sociais, se ele não oferecer uma boa experiência para o usuário. O seu site deve conter informações organizadas e design atraente o suficiente para que seu público encontre o que procura com facilidade e rapidez.
10) Não analisar resultados
É preciso que você analise constantemente o tráfego para o seu site, as interações nas redes sociais, as vendas realizadas por meio da Internet, etc. Só assim você conseguirá mensurar os ganhos no meio digital e conhecer de fato qual o perfil do seu público.
O que esperávamos deste post era poder mostrar algumas práticas simples que você pode seguir para conquistar o sucesso e, acima de tudo, a credibilidade diante do seu público. Esperamos ter conseguido, até a próxima!