Cada vez mais empresas estão se dando conta da importância de se investir em marketing digital nos dias atuais. Mesmo as companhias que durante toda a sua história foram fortes adeptas ao marketing convencional, agora migram parte de seus esforços para também conquistar o público pela internet, onde bilhões de dólares circulam todos os dias.
Planejamento é tudo!
Já é comprovado que o consumidor na internet se tornou um cliente muito mais exigente, o que costuma se chamar de “Consumidor 2.0”. Este consumidor conta com muito mais informações, fóruns, blogs e perfis em redes sociais que podem instruí-lo sobre determinados produtos e serviços, fazendo com que ele se torne um cliente em potencial muito mais difícil de fisgar. No entanto, uma vez conquistado pelo marketing, os resultados tendem a ser extremamente positivos.
Por isso, uma das primeiras ações do marketing digital para a sua empresa será realizar uma profunda análise de mercado, contextos, economia, público, oportunidades e fraquezas. Qualquer empresa de marketing digital que o seu empreendimento contratar se empenhará de maneira ferrenha em apurar detalhadamente em qual terreno digital sua marca está entrando.
Nisso estão envolvidos aspectos como situar a marca dentro de uma categoria, ver o que as redes sociais discutem sobre, analisar como os concorrentes realizam seu trabalho de engajamento, realizar a Análise SWOT (FOFA, em português. Significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), entre outras ações de reconhecimento.
Uma vez que já se saiba “em qual campo estamos jogando”, é hora de definir objetivos, metas e estratégias. Os caminhos do marketing digital seguem relativamente a mesma lógica do marketing convencional, no entanto são levados em conta principalmente aspectos relativos aos meios virtuais que, posteriormente, se convertem em vendas e números concretos para a sua empresa.
O público manda!
Essas metas podem estar relacionadas a atingir um determinado número de seguidores em perfis das redes sociais ou conseguir alcançar um número X de estrelas (4 ou 5, de preferência) em sites de avaliação para seus produtos e serviços por parte dos consumidores.
Note que jogamos com o público o tempo todo. Por mais que as ações de planejamento sejam todas executadas pela empresa de marketing digital, a efetividade da campanha será medida através do engajamento orgânico dos consumidores e do público em geral. E na internet, este sucesso (ou a falta dele) é muito mais possível de se calcular do que em campanhas de Marketing na rua, quando os números podem ser incertos ou pouco precisos.
Para gerar engajamento, é necessário cativar o público e, de preferência, interagir com ele. As empresas de marketing digital têm consciência disso e farão o possível para cuidar muito bem da imagem de sua empresa frente às redes sociais e todas as outras ferramentas on-line que se relacionam com a sua marca.
Uma vez que a sua empresa tem um bom posicionamento na internet, os resultados positivos são imbatíveis!