A instabilidade econômica que atinge o Brasil atualmente tem reflexos significativos no dia a dia dos cidadãos. Com índices como inflação e juros apresentando níveis mais altos, o custo de vida está aumentando em diversas cidades brasileiras. No entanto, com um bom planejamento financeiro é possível se ver livre das dívidas, mesmo em épocas de crise. Confira a seguir dicas sobre o que fazer para dar a volta por cima e fortalecer o seu negócio.
1. Faça uma planilha de seus rendimentos
Tanto nas suas contas pessoais quanto empresariais, o primeiro passo para equilibrar as despesas é ter registro do quanto recebe e do quanto gasta. Faça uma planilha detalhada, determinando quais pagamentos são indispensáveis e quais podem ser cortados ou pelo menos reduzidos. Já separe o orçamento que está comprometido com o salário de funcionários, aluguel do escritório e demais obrigações para não cair na inadimplência.
2. Reveja os seus contratos de serviço
A próxima ação para contornar a crise é avaliar todos os pacotes mensais de telefonia fixa e móvel, televisão a cabo, entre outros. Seja bem objetivo no momento de avaliar se você utiliza todos os recursos do plano e se não é possível simplificar. Tente então renegociar valores com a companhia responsável.
3. Considere trabalhar sob pedidos
Essa estratégia é indicada sobretudo para quem ainda está se firmando no mercado. Com a garantia dos pedidos, evita-se desperdícios e perda de margem lucrativa.
4. Foque na comunicação com o público
Para se diferenciar em um mercado altamente competitivo, a relação com o cliente torna-se ainda mais imprescindível. Uma imagem positiva perante as pessoas ajuda a marca a superar com maior facilidade qualquer turbulência. Para tanto, conheça em profundidade os hábitos e gostos do seu público-alvo para criar conteúdos sempre relevantes. Saiba ouvir opiniões e críticas construtivas para aprimorar os produtos ou serviços oferecidos.
5. Utilize as redes sociais como ferramenta de marketing
Hoje, a internet é a principal fonte de informações para uma grande parcela de indivíduos. Muitos usuários leem o feedback de outros consumidores antes de adquirir uma mercadoria e contratar algum serviço. Sendo assim, use as redes sociais e demais plataformas online a seu favor para propagar o seu trabalho de maneira eficiente e barata. Sai na frente quem entende o poder dessas mídias e desenvolve uma estratégia de marketing capaz de atrair um representativo número de pessoas.
6. Cerque-se de colaboradores motivados e competentes
Se você tem um cargo de chefia em uma entidade, precisa garantir que todos os integrantes da equipe estejam determinados a atingirem resultados. É importante conhecer os pontos fortes e fracos de cada membro do time para dividir adequadamente as tarefas. Essa noção viabiliza ainda o aprimoramento constante do quadro de funcionários. Quando a companhia está mobilizada e encontra-se na mesma página, o retorno é maior.
7. Não se desespere
Não deixe que previsões alarmistas impeçam as suas ações. É claro que as decisões devem ser bem pensadas, mas com um plano adequado, as alternativas irão aparecer.
Comece a colocar em prática essas medidas e veja os resultados positivos no crescimento de sua firma. Bons negócios!