O que você pensa quando se fala em transformação e era digital? Esses foram os assuntos do 1º Executive Day, realizado pela Integra.MD no último dia 06 de março! Ao longo de um dia inteiro de muito conteúdo rico, foram realizadas 7 palestras com especialistas no assunto e nós trouxemos um resumo sobre tudo o que rolou em cada uma delas!
Falamos sobre muita coisa:
• Marketing Digital para indústrias e empresas de tecnologia;
Transformação digital e Indústria 4.0;
• Desafios que impedem as empresas de crescer;
• Gestão do amanhã e estruturação de negócios para o crescimento;
• Mudança para a inovação.
No post de hoje, você ficará por dentro de tudo o que rolou em 3 palestras do evento:
- “Gestão do amanhã: como estruturar sua empresa para o crescimento”;
- “Marketing Digital: uma estratégia para consolidar sua marca como para aumentar suas vendas”;
- “Liderando a mudança para a inovação”.
Confira!
Palestra: “Gestão do amanhã: como estruturar sua empresa para o crescimento”, de Fábio Bussacarini
Fábio Bussacarin, agente de inovação do SEBRAE, apresentou no 1º Executive Day um teste de diagnóstico que deixou a plateia instigada sobre a situação de suas empresas com relação à gestão e à gestão da inovação. Quer fazer também? Aí vai!
Teste de diagnóstico de empresas
Neste teste, a cada pergunta, você deve somar ou subtrair o valor indicado para cada resposta dada. A ideia é que os sócios realizem uma análise e uma reflexão sobre os tópicos abordados em cada pergunta. Se não é o sócio da sua empresa, tente se colocar nesse lugar para responder ao teste. Vamos lá?
Pergunta 1 — Planejamento estratégico e orientação para resultados: sua visão de futuro está alinhada à visão de futuro da sua empresa. A empresa possui uma visão clara e metas de curto, médio e longo prazo orientadas à atingir essa visão. No dia a dia de trabalho é possível saber que a empresa está caminhando em direção ao objetivo e você está mais próximo de atingir seus sonhos.
A. Concordo totalmente (+3)
B. Concordo (+1)
C. Neutro (-1)
D. Discordo (-2)
E. Discordo totalmente (-3)
Pergunta 2 — Mercado e público-alvo: seu negócio possui um público alvo bem definido de forma que é possível antecipar o comportamento do Cliente e os produtos lançados muitas vezes dão certo. Você conhece a quantidade total de potenciais Clientes no seu mercado e consegue calcular a fatia de mercado atendida pela sua empresa.
A. Concordo totalmente (+3)
B. Concordo (+1)
C. Neutro (-1)
D. Discordo (-2)
E. Discordo totalmente (-3)
Pergunta 3 — Cultura da inovação: busca orientar o crescimento e fortalecimento da Companhia no longo prazo por meio do desenvolvimento de projetos de inovação. Busca assessoria especializada, possui um portfólio de projetos, compreende os riscos da inovação, possui indicadores para avaliar o andamento dos projetos e alinha bonificação aos indicadores.
A. Concordo totalmente (+3)
B. Concordo (+1)
C. Neutro (-1)
D. Discordo (-2)
E. Discordo totalmente (-3)
Pergunta 4 — Planejamento e controle financeiro: você tem clareza dos custos, faturamento, capital de giro, pró labore, obrigações fiscais e tributárias e do balanço patrimonial da sua empresa. Seu negócio gera lucro, seu fluxo de caixa é previsível e não existem surpresas ao final dos meses e do ano.
A. Concordo totalmente (+3)
B. Concordo (+1)
C. Neutro (-1)
D. Discordo (-2)
E. Discordo totalmente (-3)
Pergunta 5 — Processos e indicadores: os principais processos da sua empresa são conhecidos, definidos e documentados. Caso seja necessário, é possível planejar ações, gerar otimizações e medir os resultados das ações através de indicadores.
A. Concordo totalmente (+3)
B. Concordo (+1)
C. Neutro (-1)
D. Discordo (-2)
E. Discordo totalmente (-3)
Pergunta 6 — Pessoas: a empresa realiza investimentos na capacitação dos sócios
e seus colaboradores, visando sempre estar conectada às mais novas tecnologias e na liderança do mercado. O processo de recrutamento e seleção é feito com base no alinhamento cultural, com antecedência e as pessoas passam por treinamentos ao serem recebidas.
A. Concordo totalmente (+3)
B. Concordo (+1)
C. Neutro (-1)
D. Discordo (-2)
E. Discordo totalmente (-3)
Resultado
Depois de somar (ou subtrair) todas as respostas…
… se você terminou com um número entre -18 e 0: a sua empresa precisa de ações imediatas!
… se você somou entre +1 e +11: a sua empresa precisa de ações o mais rápido possível.
… se você conquistou um resultado entre +12 e +18: a sua empresa está em progresso quanto à gestão e à gestão de inovação!
Fábio frisa ainda que uma boa gestão, aliada à gestão da inovação, é formada por estratégia. É preciso que cada elemento seja estratégico: do desenvolvimento do negócio até os objetivos.
Pronto para colocar tudo no papel e organizar de vez uma gestão efetiva para a sua empresa? É hora de saber mais sobre marketing digital.
Palestra: “Marketing Digital: uma estratégia para consolidar sua marca como para aumentar suas vendas”, de Patrícia Leomil
Patrícia Leomil é Gerente de Sucesso na Resultados Digitais e mostrou a todos em sua palestra como o marketing digital pode ser um grande aliado para aumentar as vendas de uma empresa.
A palestra iniciou questionando uma grande verdade que as empresas têm: o setor de vendas é mesmo responsável por tudo? Patrícia revela: o marketing afeta diretamente o processo de vendas.
Para exemplificar como isso acontece, foram apresentadas à plateia a jornada do consumidor antes da internet e a jornada do consumidor depois da internet.
A jornada do consumidor antes da internet
Aprendizado e descoberta: responsabilidade do marketing.
Reconhecimento do problema: contato com o time de vendas.
Consideração da solução: contato com o time de vendas.
Avaliação e compra: contato com o time de vendas.
Estratégia adotada: investimento em mídia guiados pelos vendedores.
A palestrante ressalta, ainda, que 60% da decisão de compra já foi tomada antes da primeira conversa com o vendedor. Então, será que o foco não tem sido canalizado errado? A internet possibilita que uma nova jornada do consumidor seja posta em prática de maneira mais eficiente.
A jornada do consumidor depois da internet
Aprendizado e descoberta: responsabilidade do marketing digital.
Reconhecimento do problema: responsabilidade do marketing digital.
Consideração da solução: responsabilidade do marketing digital e contato com o time de vendas.
Avaliação e compra: contato com o time de vendas.
Estratégia adotada: investimento em mídia digital, com alto poder de mensuração.
Palestra: “Liderando a mudança para a inovação”, de João Arcalá
João Arcalá é head de financeiro e pessoas na Goomer e trouxe uma série de cases corporativos de como a mudança para a inovação gerou resultados impressionantes a diversas empresas, dos mais diversos nichos, dos mais variados portes.
O palestrante traz um importante conceito (que a Elisa Fernandez também trouxe em sua palestra): a inovação como um processo de mudança. Da melhor ou da pior forma, muitos aprenderam que o processo de mudança é árduo. Mas, da mesma forma, aprende-se também como ele proporciona resultados surpreendentes quando bem executados.
Sabendo dessa dificuldade de muitos (e com o objetivo de ajudar tantos outros a evitarem o problema), João trouxe em sua palestra os 8 passos nos quais se fracassa em uma mudança. É comum que as empresas encontrem entraves em:
- Criar um senso de urgência;
- Construir uma coligação de orientação;
- Alistar um exército voluntário;
- Habilitar ações de remoção de barreiras;
- Gerar vitórias de curto prazo;
- Sustentar a aceleração;
- Instituir a mudança.
Depois de saber a importância de uma gestão (também do amanhã), do marketing digital e da inovação, há muito mais conteúdos no blog da Integra.MD. Ficou interessado em alguma palestra específica? Faça o download das apresentações do 1º Executive Day!