O que você pensa quando se fala em transformação e era digital? Esses foram os assuntos do 1º Executive Day, realizado pela Integra.MD no último dia 06 de março! Ao longo de um dia inteiro de muito conteúdo rico, foram realizadas 7 palestras com especialistas no assunto e nós trouxemos um resumo sobre tudo o que rolou em cada uma delas!
Falamos sobre muita coisa:
• Crescimento exponencial;
• Marketing Digital para indústrias e empresas de tecnologia;
• Transformação digital e Indústria 4.0;
• Customer Success;
• Desafios que impedem as empresas de crescer;
• Gestão do amanhã e estruturação de negócios para o crescimento;
• Mudança para a inovação.
No post de hoje, você ficará por dentro de tudo o que rolou nas palestras “Como entregar valor aos seus clientes e aumentar seu faturamento através da sua própria base” e “Como enfrentar os desafios que te impedem de crescer”. Confira!
Palestra: “Como entregar valor aos seus clientes e aumentar seu faturamento através da sua própria base”, de Izabela Azadinho
Liderada pela head de vendas da Integra.MD, Izabela Azadinho, a palestra sobre entrega de valor aos clientes apresentou à plateia um conceito muito importante no mundo dos negócios atualmente: o Customer Success!
Mas o que é Customer Success?
Izabela Azadinho inicia a sua palestra falando sobre as empresas cuja cultura é centrada no cliente. Mas, antes de falar sobre o que é Customer Success, é apresentado à plateia o contrário: o que não é Customer Success.
Ou melhor: o que não é Customer Success?
Nada como explicar um conceito apresentando aquilo que ele não é. Então, sucesso do cliente não é…
• … deixar o cliente simplesmente feliz. Clientes simplesmente felizes não geram receita!
• … um bom atendimento. Atender seus clientes com qualidade não é diferencial; é obrigação!
• … ajudar clientes de graça. Quando você ajuda seus clientes sem cobrar pelo seu serviço, isso só mostra o quão frágil é a sua relação com eles.
Essas são apenas algumas coisas que não são sucesso do cliente. Na palestra, Izabela listou muito mais!
Afinal, o que é Customer Success?
“O sucesso do cliente é quando eles atingem o resultado desejado por meio das interações com a sua empresa”
— Lincoln Murphy
Se tudo o que foi listado acima não é considerado sucesso do cliente, o Customer Success então é…
… proativo. É a empresa que procura o cliente e não o contrário.
… estratégico. Você conhece seus clientes a fundo.
… analítico. Você avalia os dados disponíveis para entender como está sendo a experiência do seu cliente, bem como a sua jornada.
… preditivo. Você avalia os dados disponíveis para identificar motivos pelos quais seu cliente pode estar cancelando serviços ou expandindo o contrato.
Mas, então, como ser uma empresa centrada no cliente?
1) Mude a sua mentalidade;
2) Entenda quem é o seu cliente ideal.
Parece simples (e é!). Mudar a sua mentalidade é o pontapé inicial — e você já deve saber disso pois na palestra “Como não ficar para trás na Transformação Digital e Indústria 4.0” você aprendeu que a resistência à mudança é o principal fator de atraso das empresas, certo? E entender quem é o seu cliente ideal provê recursos para que você fale a mesma língua que o seu cliente, se mostrando sempre próximo de sua realidade.
No mesmo assunto, uma outra palestra do 1º Executive Day deixou a plateia com os pensamentos borbulhando!
Palestra: “Como enfrentar os desafios que te impedem de crescer”, de Nino Carvalho
Uma das palestras mais divertidas do dia foi liderada por Nino Carvalho, consultor em Marketing no Brasil e América Latina, com 20 anos de experiência atendendo a algumas das maiores marcas do mundo.
Nino aproveitou uma de suas experiências pessoais para dizer o quanto é importante ser uma empresa com foco sempre no cliente.
O que é ter foco no cliente?
Logo no início da apresentação, uma verdade: ter foco no cliente é saber entregar valor. E entregar valor é…
… saber o que o cliente precisa;
… saber quando o cliente precisa;
… saber de que forma o cliente precisa.
Nino também ressalta, no âmbito do valor, a importância de se estabelecer alianças estratégicas. E revela: isso também é Customer Success. Uma empresa com foco no cliente relaciona-se por meio de um importante tripé: o de funcionários, clientes e direção/gerência.
A relação entre cada um dos três pontos do tripé envolve sempre uma promessa. Afinal, sua empresa entrega algo aos seus clientes, certo? Assim, a relação entre a direção/gerência e os clientes é a de criar promessas; isso porque você apresenta uma promessa ao seu cliente e promete cumpri-la por meio de seu serviço. Essa relação, se dá pelo marketing externo.
Já a relação entre a direção/gerência e os funcionários, por sua vez, é a de tornar as promessas (prometidas aos clientes) possível. E é por meio do marketing interno que isso se realiza.
Enquanto isso, a relação que se dá entre os funcionários e os clientes é a de cumprir as promessas, afinal, serão os funcionários os viabilizadores da promessa estabelecida entre a direção/gerência e os clientes. Nesse momento, é o marketing interativo que atua.
Ficou interessado em saber mais sobre essas duas palestras? Faça o download das apresentações do 1º Executive Day! Quer saber mais sobre assuntos de marketing? Confira os posts do blog da Integra.MD!