Para entender o que é Inbound Marketing, vamos começar citando algumas coisinhas que este não faz. Comprar listas de e-mails, torcer para que pessoas se tornem clientes da marca, etc. Essas são práticas que não devem ser seguidas no Inbound Marketing por um simples motivo: não são mais efetivas e o público não quer mais ser abordado desta forma.
O que move o Inbound Marketing é a criação de conteúdo relevante que atrai e faz o seu público de interesse chegar até você e, o mais importante, por livre e espontânea vontade. Por exemplo, se você possui uma loja de sapatos, pessoas que estão interessadas em comprar sapatos, irão te achar.
Mas, isso só acontecerá se você criar conteúdo pertinente ao que vende. A chance de converter essas pessoas que chegaram até você em consumidores é muito maior, pois você não está dando tiros no escuro.
É claro que, como na Internet existem inúmeros conteúdos semelhantes, o que sua marca irá criar deverá ser único, exclusivo e atraente. Para isso, é conveniente seguir algumas receitinhas primárias, como: use imagens atraentes e de boa qualidade, ensine o público a fazer algo, traga dicas e curiosidades que digam a respeito do seu produto e/ou serviço e, o grande segredo, utilize-se de palavras-chave relevantes à sua marca, só assim você conseguirá ser achado. Mas, esse passo a passo é uma boa pedida para um próximo post, aguarde!
O Inbound Marketing compreende algumas etapas que resumem bem qual o processo de atração e conquista de clientes. A grande diferença dele para o “antigo” modo de se fazer Marketing, o chamado Outbound Marketing, é o ato de pedir “permissão” para as pessoas conhecerem sua marca e não apenas “invadir” o espaço delas e o que elas estão fazendo. Estas quatro etapas são as seguintes:
• Atração: crie conteúdo com ofertas e assuntos relevantes e relacionados à área de atuação da sua empresa e atraia o público certo;
• Conversão: ofereça conteúdo em troca dos dados da pessoa como, por exemplo, em um formulário de contato;
• Relacionamento: agora que você tem o contato dessa pessoa, mantenha relacionamento com ela para educá-la e conduzi-la pelo funil de vendas até que esteja pronta para comprar;
• Venda: depois de nutrida de informações úteis, a pessoa já está pronta para consumir o seu produto e/ou serviço.
Publicar conteúdo no lugar certo, no tempo certo e para as pessoas certas faz com que o marketing praticado pela sua marca o torne relevante para o seu público, e não interruptivo. Tente pensar mais em qualidade ao invés de quantidade. O importante não é ter qualquer tipo de tráfego para o seu site ou blog, pensando apenas em números, mas sim ter o tráfego certo e qualificado.
Quando dizemos qualificado, queremos dizer que os visitantes da sua página devem gerar o resultado que sua empresa espera, ou seja, tornarem-se clientes. Com o Inbound Marketing, todo o processo de venda é feito na Internet. Os potenciais clientes chegam até você cheios de dúvidas e expectativas e o comprometimento da sua marca está em saná-las e gerar entusiasmo para que a compra seja realizada e, o principal, o cliente seja fidelizado.
O Inbound Marketing nada mais é do que um novo jeito de se fazer marketing pensando nas pessoas. O comportamento delas mudou, as pessoas se informam mais, conversam mais sobre as marcas e pesquisam muito antes de tomarem alguma decisão. Acompanhe essa mudança ou tenha a certeza de que ficará para trás.