A internet já faz parte da vida das pessoas e o seu poder de influência é inquestionável. Isso porque ela já deixou de ser apenas um meio de entretenimento e passou a ser um estilo e um novo padrão de vida. Dessa forma, a internet também abriu novos caminhos e novas oportunidades para muitas pessoas, inclusive para empresas, que utilizam dessa ferramenta como uma das principais estratégias de divulgação dos seus produtos e serviços.
Com o surgimento e grande adesão da internet, o marketing, utilizado já desde o começo do capitalismo, foi então reconfigurado e adaptado para o ambiente online, dando origem assim, ao marketing digital.
O marketing digital já é também uma ferramenta utilizada pela maioria das empresas, que encontraram na nova plataforma um meio mais rápido, prático e eficaz de atingir seus consumidores. A recepção do marketing digital é de forma individual, ou seja, o conteúdo publicado aparece nas páginas pessoais de cada internauta e, assim, a recepção acontece quase que automaticamente. Bem diferente, por exemplo, de um cartaz colocado nas ruas, onde as pessoas passam por ele sem prestar muita atenção. Outro diferencial é a capacidade de mensurar o alcance daquilo que está sendo divulgado: com o marketing digital, você consegue medir com bastante precisão a quantidade de pessoas que se depararam com o seu anúncio e mais uma série de outras informações, o que é bastante difícil na publicidade offline.
Assim, a tendência para o novo ano que se aproxima é continuar utilizando das estratégias de marketing, com algumas modificações, que acompanham o desenvolvimento do meio e da sociedade.
Veja as principais tendências de marketing digital para 2020e fique por dentro para começar o ano de maneira promissora!
1. E-mail Marketing
Atualmente, o e-mail marketing é utilizado para enviar as ofertas e novidades para os consumidores. Para o ano de 2020, a tendência é que essa estratégia seja ainda mais utilizada, mas de forma mais completa e intensa. Isso porque o público está cada vez mais exigente e requer não só ofertas, mas principalmente conteúdo. Para aproveitar melhor essa estratégia, a dica é criar a sua própria lista de e-mails, com os contatos dos seus consumidores.
2. Social Media
O uso das redes sociais tende a aumentar ainda mais no próximo ano. No entanto, é importante investir sempre em novas estratégias de abordagem para que o consumidor se sinta tocado pelo conteúdo que recebe. A criatividade e a inovação são fundamentais na hora de criar conteúdo e postá-lo nas redes. Para que esses meios sejam utilizados da forma correta, vale a pena investir em um profissional para cuidar apenas das redes sociais da sua empresa.
3. Marketing de conteúdo
Para muitos especialistas e estudiosos, o marketing de conteúdo é a principal tendência do marketing digital para 2020. Isso porque, segundo eles, é preciso otimizar recursos e investir em plataformas e sites mais complexos, com conteúdo mais completo, que vai além de propagandas e anúncios. Sobre os conteúdos produzidos, há um destaque para os vídeos, que atualmente são os que mais chamam a atenção dos consumidores. No próximo ano, a tendência é a mudança de orientação dos vídeos, que atualmente são produzidos na horizontal, e passarão a ser produzidos na vertical.
Essas são as principais tendências do marketing digital para 2020. Se você e sua empresa não pretendem perder tempo, o melhor é começar a pensar nessas novas estratégias de utilização desde já!