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Marketing de relacionamento: conquiste fãs para a sua marca

Integra.MD Marketing Inteligente Imagem de Capa Para Blog Post Como conquistar fãs para a sua marca?

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São as boas experiências com a marca que fazem com que os clientes lembrem sempre com carinho da sua empresa. Quando o consumidor acaba se sentindo parte de um elo entre ele a sua marca, são grandes as chances da sua empresa estar na ponta da língua quando alguém for questionado sobre alguma referência no seu mercado de atuação. E nós sabemos: não há propaganda melhor do que o boca-a-boca.

 

Além disso, fidelizar um cliente envolve diversas questões neste elo tão precioso: de comunicação e tratamento diferenciados, até uma relação de aproximação e cumplicidade, são fatores que influenciarão nas experiências que o seu público terá com o seu produto. Aqui, o quão acolhido e especial seu cliente se sentirá é um ponto de muita importância.

Mas como fazer isso? A resposta é simples: marketing de relacionamento!

 

O que é marketing de relacionamento e por que ele é importante?

É um conjunto de estratégias que têm como objetivo criar e alimentar uma relação bastante positiva entre você e o seu cliente. São estratégias que visam muito mais do que fechar vendas, de fato; o ponto principal é fidelizar o cliente e fazê-lo fã da sua marca, com o intuito de garantir futuras compras, mas, principalmente tornar a sua marca referência para ele. Esta última questão é particularmente muito importante pois quando uma marca é lembrada por alguém, as chances dela ser recomendada são muito grandes.

 

Hoje em dia, com o mercado repleto de opções e, consequentemente, mais competitivo, ter um diferencial para a sua marca é quase como ter a chave de ouro nas mãos. Muito provavelmente o produto que você comercializa também é vendido por outras pessoas; essa grande oferta de produtos iguais ou com pouca diferença pode fazer com que o comprador acabe valorizando mais a experiência de compra (e o atendimento!) do que o produto em si. E é neste momento que você precisa se destacar!

 

As técnicas de marketing de relacionamento envolvem etapas diversas, que vão desde conhecer muito bem o seu consumidor até implantar a estratégia e mensurar seus resultados. A etapa de saber muito bem quem é o seu cliente e ter informações específicas a respeito dele é especialmente importante pois permite que você estabeleça uma experiência de compra e de atendimento cada vez mais personalizadas.

 

Como posso aplicar o marketing de relacionamento?

São várias as maneiras de colocar em prática o marketing de relacionamento. Atualmente, com a tecnologia da internet, grande parte das estratégias tem sido posta em prática através das redes sociais e do e-mail marketing.

 

Redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, LinkedIn, as opções de onde marcar presença são várias. Mas a regra é clara: esteja onde os seus clientes estão. É bastante importante que você conheça o seu cliente, bem como seu comportamento, e atue nas plataformas onde eles costumam consumir conteúdo. Mas vale lembrar: o conteúdo deve ser útil e personalizado! Caso contrário, o objetivo de fazer com que o cliente se sinta único não se concretiza e, assim, a estratégia rompe com a sua premissa.

Você pode fazer uso de textos, imagens, vídeos, etc, para fazer com que a sua relação com o seu público seja cada vez mais próxima e exclusiva. Aqui, a função dos comentários e dos chats de conversa têm um papel bastante importante pois permite que você estreite esta relação também nos serviços de atendimento ao consumidor.

 

E-mail

Engana-se quem pensa que o e-mail é coisa do passado. Ele pode ser o canal perfeito para uma comunicação eficiente, personalizada e próxima. Você pode fazer uso das informações de cada cliente, como o dia do aniversário e outras datas comemorativas, para oferecer conteúdos especiais e exclusivos ou descontos, promoções, etc. Aqui, a criatividade faz a regra! Tudo pensando na melhor maneira de fazer com que o seu cliente se sinta especial.

 

Agora que você já sabe a importância de se relacionar bem com o seu público, é hora de colocar a teoria na prática!

 

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