O que é produção de conteúdo? Para que servem os conteúdos? Como fazer produzir os melhores conteúdos? Conteúdo é só post no blog? Produção de conteúdo é realmente útil para a minha empresa?
Dentre todas essas perguntas, a resposta mais importante é: sim, produzir conteúdos é bastante útil para a sua empresa!
Rapidamente: o que é produção de conteúdo?
Produzir conteúdo nada mais é do que disponibilizar informações úteis e de grande valor que o seu cliente procura, no momento em que ele mais precisa. Simples assim…
… Ou não. Produzir conteúdo envolve uma série de coisas.
Disponibilizar conhecimento relevante e de valor a quem busca por ele não é uma tarefa tão simples quanto parece. Produzir conteúdo faz parte de uma série de estratégias que organizam, por exemplo, as pautas e a maneira como elas devem conduzir o leitor desde a identificação do problema que ele tem até a consciência de que a sua marca tem a solução necessária.
O que eu posso fazer com produção de conteúdo?
Não, produção de conteúdo não é só blog. As opções para o fornecimento de conteúdo são várias: e-books, vídeos, infográficos, imagens, memes (sim, memes!), etc. Tudo vai depender da criatividade da equipe e, claro, do perfil de público da sua empresa, bem como o que elas mais buscam e gostam de consumir.
Afinal, por que a produção de conteúdo pode ser útil para o meu negócio?
Em tempos de tecnologia, marcar presença na internet deveria ser pré-requisito para qualquer empresa. Hoje em dia, a internet é um dos ambientes que concentram a maior quantidade de pessoas trafegando e consumindo informações.
No caso da produção de conteúdo, o diferencial é fornecer informações que sejam úteis para quem as procura; assim, a sua empresa se faz presente para ser encontrada! Para isso, existe uma série de estratégias para que o conteúdo seja decodificado da melhor maneira pelos mecanismos de busca e, assim, apareça nas primeiras opções quando alguém pesquisar sobre o tema.
Seu conteúdo foi encontrado e acessado: é agora que a aventura começa! As informações devem ser sempre muito ricas e devem ter como objetivo informar ou solucionar um possível problema que esteja sendo enfrentado pelo leitor. Este é um dos passos da trajetória que vai levá-lo até a decisão de fechar negócio com a sua marca e tornar-se cliente fiel dela. Outras etapas deste processo são, por exemplo, a conversão de leitor para potencial comprador, a realização da compra, de fato, e a fidelização do consumidor.
Cada um destes estágios é minuciosamente planejado e deve envolver conteúdo de muita qualidade, a fim de manter o cliente entretido e satisfeito por cada um dos níveis.
Outro ponto bastante importante é que a produção de conteúdo também contribui (e muito!) no posicionamento, notoriedade e autoridade da sua marca como referência no segmento em que atua!
O devido planejamento e as estratégias, aliados a bons conteúdos, torna a ação impossível de dar errado. Se interessou e não sabe por onde começar? Entre em contato com a gente: nós temos as melhores estratégias e execução esperando pelo seu negócio!