A web é o ambiente fértil para uma comunicação direta e eficiente com o público-alvo. A rede funciona como uma verdadeira vitrine para divulgação institucional, exposição de produtos e serviços e realização de negócios online. Para consolidar a imagem da empresa no mercado, aumentar as vendas e expandir os negócios, é fundamental investir em marketing digital.
Em primeiro lugar, analise o mercado no qual a empresa atua e defina um plano de ação. Qual o perfil do público-alvo? Quais as metas a serem alcançadas? Quais os pontos fortes e fracos da empresa? Quais as oportunidades e ameaças ao desenvolvimento dos negócios? Sem uma estratégia objetiva é praticamente impossível alcançar resultados positivos.
Use ferramentas de marketing digital para alcançar o público
O plano de marketing digital inclui: objetivo geral e objetivos específicos, os canais que serão utilizados para divulgação, promoção, transação comercial, atendimento aos colaboradores e clientes e métricas para aferir os resultados das campanhas.
Site e blog
Ter um endereço na internet é essencial. O site deve ser bem estruturado, intuitivo e 100% responsivo para os dispositivos móveis, como smartphones e tablets. É importante que as páginas sejam construídas conforme as técnicas que auxiliam o trabalho de motores de busca, como o Search Engine Optmization (SEO) do Google. Assim, o site e o blog terão mais chances de aparecer nas primeiras páginas de resultados do Google.
Mídias sociais
As mídias sociais são indispensáveis para a estratégia de marketing digital. São canais que possibilitam a comunicação instantânea com o público e também funcionam como vitrines para os negócios da empresa. A empresa pode criar uma página no Facebook, contas no Instagram, no Twitter, no Google+ e no Youtube. Conteúdo relevante e de qualidade é fundamental. Não comprometa a imagem da empresa com conteúdo insípido e desatualizado.
Whatsapp e SMS
O aplicativo de mensagens instantâneas também pode ser utilizado na comunicação da empresa com o público. Uma pesquisa do Sebrae mostra que de 10 empresários do e-commerce, quatro usam o WhatsApp para se comunicar com os clientes. É possível utilizar o aplicativo como um canal de atendimento ao público para o envio de ofertas, alerta de envio de mercadorias, entre outras mensagens.
O envio de SMS é outro meio de comunicação com o público. A empresa pode utilizar o serviço para encaminhar ofertas em datas especiais, enviar código de barras de boletos e até cobrança amigável. Dica: para não invadir a privacidade nem ser inconveniente, a empresa deve solicitar autorização prévia para enviar SMS e mensagens pelo Whatsapp.
Publicidade online
Com a publicidade paga e os links patrocinados, o alcance das campanhas é imenso. O Google AdWords é uma ferramenta do Google utilizada para a construção e promoção de anúncios na página de resultados do site de busca. Aplicando as técnicas certas, disponíveis no próprio AdWords, a empresa conquistará posições de destaque na página do Google, como publicidade no topo da página, por exemplo.
O Facebook Ads é outro recurso poderoso. O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Então por que não utilizá-la para os negócios? Com o Facebook Ads, a empresa criará anúncios para públicos específicos, segmentados conforme a meta da campanha publicitária. Os anúncios são anexados na timeline dos usuários da rede social. Curtidas, comentários e compartilhamentos ampliam a audiência da empresa na internet, geram tráfego para o site e blog e impulsionam as vendas. A publicidade online é mais barata do que os meios tradicionais (rádio, televisão e impressos) e com grande alcance; além disso, o diferencial de estas e outras ações online é o poder me mensuração: você não só alcança uma grande quantidade de pessoas, como também consegue mensurar quase que exatamente quantas pessoas tiveram acesso ao seu anúncio, o que pode ser um dado difícil de ser obtido em publicidades como outdoors, por exemplo.
E-mail marketing
A força das mídias sociais não aboliu o uso de e-mail. Ao contrário, o correio eletrônico é outra ferramenta valiosa para ações de comunicação institucional e marketing digital. Com o e-mail marketing, a empresa alimenta os leads, enviando, por exemplo, e-books, guias informativos, newsletter e outras informações úteis. Apenas tome cuidado para não transformar o e-mail marketing em SPAM, cujo destino é a exclusão definitiva. A empresa deve usar as técnicas corretas para e-mail marketing e agir com bom senso e respeito nos grupos de contatos.
Produtos digitais para o público
A empresa pode criar produtos digitais como e-books, e-magazines (revista ou catálogo eletrônico) e vídeos promocionais, os quais poderão ser acessados mediante cadastro online. Dessa forma, é possível criar uma rede de contatos que já demonstram algum interesse nos produtos e serviços da empresa. Este mailing poderá ser usado em diversas ações como o envio de e-mail marketing.
Marketing digital na intranet
A empresa não deve descuidar da comunicação interna nem de ações de endomarketing. Afinal, o público interno está diretamente envolvido na produção e realização de serviços. Funcionários que acreditam na marca têm um papel importante para a consolidação da imagem da companhia no mercado.
Na era digital, a intranet é um ótimo ambiente de comunicação, no qual circulam informações de interesse da organização e dos públicos internos. Neste ambiente, a empresa também poderá aplicar estratégias de endomarketing.
Gostou desse artigo? Leia outros textos em nosso blog!